quinta-feira, 9 de abril de 2009

Vitória! Uso de animais em circo é proibido no RS

Os trapezistas brilharão mais e o palhaço terá mais graça. Já os elefantes, leões e zebras, entre outros animais, sofrerão muito menos! Mais um estado entrou para a lista dos locais que não permitem o uso de animais em circo no Brasil: o Rio Grande do Sul. As proibições vêm seguindo a tendência do país de não deixar que este tipo de espetáculo aconteça em seu território.

Nos bastidores destes eventos, os bichos são mutilados para evitar ataques ou fugas. Apanham constantemente e de diversas maneiras, com cabos de aço, madeiras, chicotes, porretes e até descargas elétricas. Tudo isso para que, no final, o circo tenha a sua apresentação assegurada.

A conquista Sul Rio Grandense, que passou a vigorar em janeiro de 2009, tem um gostinho especial: a ARCA foi atriz coadjuvante. “Esta lei só teve sua aprovação após apresentação de materiais enviados por diversas entidades de amparo aos animais, dentre eles, o valioso DVD remetido pela ARCA Brasil que mostrou de maneira impactante a forma como os animais são tratados nos circos. Obrigado a vocês e que continuem na defesa de nossos irmãos menos evoluídos mas extremamente parceiros e fiéis.”, declarou Ricardo Hamerski Cézar acessor jurídico e parlamentar do deputado Miki Breier, autor da lei.

Mato Grosso do Sul: proibição iminenteJá no Mato Grosso do Sul, uma lei similar, do deputado Paulo Duarte, foi promulgada pela câmara e espera sanção do governador. Campo Grande, a capital do estado, já proíbe este tipo de apresentações. "Vivemos em outros tempos, o circo tem sua tradição com artistas e não precisa utilizar os animais como atração" defende Paulo Duarte.

Estados onde o uso de animais em circo é proibido;
São Paulo, Pernambuco, Rio de Janeiro, Paraíba e Rio Grande do Sul.
Obs.: Santa Catarina e Mato Grosso do Sul estão em processo de proibição.

http://www.arcabrasil.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário