terça-feira, 7 de abril de 2009

Ibama devolve à natureza 1901 animais silvestres na Bahia

Salvador (02/04/2009) – Uma equipe do Ibama realizou ontem (01), em área situada na região nordeste do estado, a soltura de 1.901 animais silvestres. Deste total, 84 eram iguanas (reptéis), e o restante 1.817, aves de espécies variadas.
As aves soltas em seu habitat foram 705 Azulões, 540 Cardeais, sete Bicos de pimenta, três Estevãos, sete Ferreirinhas, dois Tico-ticos, noventa Tico-ticos-rei, sessenta Papa-capim, e 422 Brejais.
Esses animais faziam parte de um montante de 3.546 espécimes que foram apreendidos pela Polícia Civil durante a realização da Operação Cipó, no dia 25 de março, a ação foi coordenada pelo Ministério Público Estadual e resultou ainda na prisão de pelo menos sete pessoas – cinco somente no município baiano de Cipó.
Encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres - Cetas “Chico Mendes”, unidade administrada pelo Ibama em Salvador, os animais foram examinados por veterinários, receberam tratamento e foram avaliados quanto ao seu grau de asselvajamento, isto é, observados quanto às suas características selvagens, que lhes garantem a capacidade de sobreviver por conta própria na natureza.
Segundo a coordenação do Cetas, a grande maioria das aves recebidas, especialmente os azulões, eram exemplares juvenis, “o que indicava que haviam nascidos há pouco tempo, provavelmente na última primavera”. E o comportamento apresentado, com características de asselvajados, indicava terem passado pouco tempo em cativeiro.
Os técnicos decidiram pela soltura dos que se apresentavam aptos. O local escolhido, foi a sua região de origem, no perímetro que inclui as áreas rurais dos municípios de Ribeira do Pombal, Cipó e Paulo Afonso - área onde também aconteceram, segundo informações dos próprios traficantes, as suas capturas.
De acordo com relatório técnico do Cetas, os animais que não puderam ser soltos apresentaram problemas diversos como penas estragadas, em razão do vôo, ou se encontravam na categoria de espécie ameaçada de extinção, como foi o caso dos exemplares de pintassilgo.
Ainda segundo o relatório, 198 espécimes de aves não resistiram aos maus tratos decorrentes do tráfico e vieram à óbito. O restante permanecerá sob tratamento nas dependências do Cetas até destinação final.

Carlos GarciaAscom/Ibama/BA

Nenhum comentário:

Postar um comentário