terça-feira, 7 de abril de 2009

Fiscais do Ibama fazem apreensão e flagram o envio de animais silvestres pelos Correios

João Pessoa (02/04/2009) - Na sexta-feira (27), fiscais do Ibama apreenderam na cidade de João Pessoa, 134 pássaros da fauna silvestres. Entre as aves havia papagaios, galos-de-campina, azulões, caboclinhos e várias outras espécies. No local também foram encontradas embalagens para transporte de aves muito bem disfarçados, semelhantes a embalagens de eletrodomésticos, porém, em seu interior os animais estavam mal acomodados, sem ar e provavelmente a maioria chegaria morta ao seu destino final.


As aves estavam em poder de um traficante de animais silvestres, conhecido por “Seu Antônio”. De acordo com o chefe de operações de fiscalização do Ibama/PB, Jaime Pereira da Costa, “após levantamentos preliminares, ficou comprovado que ele era uma das pessoas que vinha abastecendo o comércio ilegal de aves na conhecida feira do bairro Oitizeiro”.


O autuado foi conduzido à Polícia Federal e apresentado à autoridade policial para instauração de inquérito. Irá responder criminalmente por comércio ilegal de animais silvestres e maus tratos, conforme os Artigos 29 e 32 da Lei nº 9.605, também deverá pagar multa no valor de R$67.000,00.


Outra apreensão de animais silvestres aconteceu na cidade de Campina Grande (PB), quando fiscais do Ibama conseguiram interceptar a entrega de vários animais exóticos e silvestres, originados dos Estados de Alagoas, Rio de Janeiro e São Paulo, que eram transportados via Sedex e que seriam entregues a uma pessoa residente na cidade. Devido às condições do transporte, alguns animais morreram. A apreensão é inédita na Paraíba, segundo o chefe do Ibama em Campina Grande, Ronaldo Douglas Pereira.


Foram apreendidos: onze rãs, das quais nove morreram; quatro tejos, um deles morreu; quatro cobras, sendo duas jibóias e duas pitu (africanas), além de uma aranha, tipo caranguejeira, e lagartos. Os animais foram transportados em caixas comuns (de papel), sem atender a nenhuma exigência da legislação ambiental, conforme explicou Douglas.


O nome do estudante que iria receber os animais não foi divulgado, porém ele foi multado pelo Ibama em R$ 23,5 mil, por maus-tratos e transporte ilegal dos animais. Ronaldo Douglas informou que o Ibama está investigando os remetentes nos respectivos Estados. Os animais exóticos e silvestres seriam para presente, segundo confessou o estudante que iria recebê-los. “Da forma que os animais foram transportados, sem nenhuma documentação legal, fica evidenciado um suposto tráfico, porém esta situação está sendo investigada”, afirmou Douglas.

Os animais, todos filhotes, foram apreendidos na semana passada. Eles estavam distribuídos em três caixas. De acordo com Douglas, funcionários dos Correios e Telégrafos ligaram para o Ibama informando sobre os pacotes suspeitos que tinham como destino o mesmo dono. Os animais que sobreviveram foram levados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres do Ibama, em Cabedelo/PB.
Gutemberg MeloAscom/Ibama/PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário