quinta-feira, 9 de abril de 2009

Farra do boi: o Brasil já está cansado

Multa contra o estado de Santa Catarina é tentativa de frear a prática criminosa .

Uma ocorrência que envolve tortura e morte. Leis federais a proíbem, a esmagadora maioria da população e a imprensa são contrárias, passeatas e campanhas repudiam a prática por todo o país. A descrição se encaixa em situações crônicas e complexas como o tráfico de drogas ou armas, mas aqui estamos falando da farra do boi, algo que aparentemente mais simples de ser controlado.

A farra, ato que se resume em perseguir um bovino com paus, pedras e facas, principalmente na semana santa, encontra abrigo dos políticos locais – por vezes envolvidos diretamente (leia mais). A crueldade e a impunidade atingem até mesmo Florianópolis, a capital do estado, onde 22 casos foram registrados apenas no ano passado.

MultaGraças uma ação legal com a participação de várias ONGs, o estado de Santa Catarina foi multado em R$ 1 milhão por descumprir reiteradamente, de 1999 a 2006, a determinação federal de proibir a realização da farra do boi em seu território. Resta saber se a penalidade será suficiente para motivar alguma medida por parte do estado – que tem o orçamento anual na casa dos trilhões – para banir a prática.

Halem Guerra, diretor do Instituto Ambiental Ecosul, fez parte da ação e analisa a conquista: “A sentença chega num momento oportuno, perto da Quaresma. Ainda é prematuro avaliar se a multa terá efeito substancial nas ações governamentais, mas pelo menos teoricamente deve ocasionar alguma mudança na postura do executivo estadual com respeito ao evento”.

O valor será depositado na conta do Fundo de Reconstituição de Bens Lesados de Santa Catarina (FRBL), de onde o Ecosul é membro. “A organização vai gestionar para que parte da verba seja revertida para a ampliação do projeto educativo ‘Formação de Valores para o Respeito à Todas as Formas de Vida’”, explica Halem. NúmerosSegundo informações da Polícia Militar de Santa Catarina, entre janeiro e março de 2008, foram relatados 130 casos de farras entre janeiro e março de 2008 no estado, 68 deles apenas na semana santa. O número, nada pequeno, apresenta uma redução de 27% em relação ao ano anterior, que teve 180 ocorrências. O Ministério Público de SC credita a diminuição à ações educativas das ONGs locais. Em ambos os períodos, a quantidade de detidos ficou em torno de 25 pessoas, que assinaram termos circunstanciados na delegacia e foram soltos. Não houve nenhum caso de detenção e outras penalidades.

“A farra do boi é uma mancha de sangue na imagem de um dos principais destinos turísticos do país. Acreditamos que se as multas não surtirem efeito, apenas um boicote turístico e econômico acabará com essa prática vergonhosa”, diz Marco Ciampi, presidente da ARCA Brasil.

http://www.arcabrasil.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário